Veja também

DIVERSOS

Quem matou meu pai, de Édouard Louis | Resenha

Um manifesto literário e íntimo. Com menos de 100 paginas, Édouard Louis constrói um texto híbrido, que combina críticas sociais à desigualdade e à sociedade opressora em que vivemos, com suas memórias, em especial a sua conturbada relação com seu pai, que não aceitava um filho gay. Se a autoaceitação de uma pessoa da comunidade LGBTQIA+ já é um processo difícil e dolorido, enfrentar esses medos com a repulsa familiar é uma tarefa muito mais sofrida.

NOTA 9/10

DIVERSOS

Uma história desagradável, de Fiódor Dostoiévski | Resenha

Diferentemente do seus romances mais densos, que se aprofundam nos conflitos e angústias dos personagens, “Uma história desagradável” é uma obra curta e que revela um Dostoiévski mais cômico e menos psicológico. E o que começa com uma premissa bem humorada, acaba levando para um desenvolvimento desagradável - para não dizer caótico.

NOTA 9/10

DIVERSOS

NOTA

E aí, qual a nota?

Uma dúvida bem recorrente aqui no @book.ster é sobre os critérios que uso para dar a nota aos livros. Antes de qualquer coisa, é sempre bom lembrar que eu não sou um crítico literário, não cursei letras e não trabalho nesse ramo. Na verdade, eu criei esse perfil justamente com o objetivo de mostrar que alguém leigo como eu também pode conversar sobre clássicos e sobre livros que fujam do comum. A leitura é para todos e todos podem falar sobre ela! As minhas notas, portanto, não refletem uma análise crítica e técnica das obras, mas tão somente a minha opinião pessoal, ou seja, a minha experiência com o livro. A nota que dou não é para o livro, mas para a minha experiência!

Por isso, o fato de eu não ter gostado de determinada obra, e ter dado uma nota mais baixa, não significa que você também não irá gostar. Pelo contrário: uma das partes mais interessantes da literatura é como cada leitor tem uma experiência única com cada livro. Tanto isso é verdade que em todas as resenhas que eu já postei aqui você vai encontrar comentários de pessoas que gostaram ou não do livro.

Confesso que já me questionei se deveria parar de dar notas, até por um certo receio de prejudicar alguma editora ou autor. Não posso ignorar que a página está crescendo e que muitas pessoas confiam na minha opinião. No entanto, resolvi manter essa forma de “avaliação” por dois motivos principais. Em primeiro lugar, quero que minhas resenhas sempre sejam fiéis à minha opinião, até por respeito aos “booksters” que me acompanham por aqui, sem que elas sejam influenciadas por fatores externos. Em segundo lugar, sempre procuro fazer as resenhas mostrando tanto as partes boas, como aquelas que não ME agradaram tanto. Ou seja, quero contar a minha experiência pessoal com a leitura, mas também quero apresentar para vocês um livro novo, que poderá ou não interessá-los, independente da minha opinião. Além disso, criei a página com essa proposta, de trazer uma avaliação mais objetiva (a nota) e outra mais subjetiva (a resenha) sobre cada livro, e quero perder essa essência!

E aí, o que vocês acham das notas aqui no @book.ster ? Quero saber a opinião de vocês!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

LIVROS

A gorda, Isabela Figueiredo

A protagonista desse romance, Maria Luísa, é uma portuguesa nascida em Moçambique e enviada pelos pais para um colégio interno em Portugal quando ainda era bem jovem.

NOTA 07/10

LIVROS

A mulher que escreveu a bíblia, Moacyr Scliar

Essa obra foi uma grande surpresa para mim, ainda mais por nunca ter lido nada de Moacyr Scliar!

NOTA 9,5/10