Veja também

DIVERSOS

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, de Elif Şafak | Resenha

A premissa desse livro, da autora turca Elif Shafak, é incrível e afeta diretamente a estrutura da narrativa. A obra parte de um dado sobre o funcionamento do nosso corpo, com base em observações científicas: após o coração parar de bater, o nosso cérebro ainda apresentaria atividades por até 10 minutos e 38 segundos. E Elif Shafak se vale dessa informação para dar início a história de Leila Tequila, já que logo na primeira página nos deparamos com a informação que a protagonista teria sido assassinada.

NOTA 9/10

DIVERSOS

Carta ao pai, de Franz Kafka | Resenha


Quais os impactos que uma relação conturbada entre com o pai pode trazer para a vida de um filho? A partir de uma longa carta escrita por Kafka ao seu pai, Hermann Kafka, em 1919, podemos concluir que as marcas são duradouras e complexas. O texto é muito potente e nos dá a sensação de mergulhar na intimidade de alguém, como se estivéssemos abrindo um diário que nunca deveria ter sido lido.

NOTA 9/10

Desafio Bookster

NOTA

#DesafioBookster2020 | Novembro

Mês: Novembro
Temática: Romance romântico ⁣
Livro escolhido: “Persuasão”, de Jane Austen⁣

Antes de contar um pouco sobre a obra escolhida, vale fazer uma rápida – e importante ⁣⁣⁣- observação sobre o gênero do mês. É muito comum confundir o gênero literário “romance” com a ideia de uma história de amor. Mas, na verdade, quando se fala em livros, romance é um gênero narrativo muito mais amplo, que envolve uma história completa composta por “enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira clara”.

Se pensarmos em inglês, os conceitos ficam mais claros, já que o idioma possui uma palavra para designar o gênero narrativo (“novel”) e outra para uma história como uma relação de amor (“romance”). Por isso, lembre-se que gostar de ler romances é algo bem amplo, que não está restrito a enredos de amor.

⁣No mês de novembro, a ideia é ler um romance que aborde a temática romântica. Escolhi uma obra de uma figura importantíssima da literatura mundial e que eu ainda não tinha lido: Jane Austen. Nascida em 1775, escreveu contos, novelas e romances desde jovem, e muitos de seus livros foram publicados sob pseudônimos — descoberta que seria feita apenas após a sua morte. Suas histórias que tratam do amor, das convenções sociais e da vida de nobres em uma Inglaterra rural do século XVIII se tornaram grandes clássicos da literatura mundial.

Escrito por volta de 1816, “Persuasão” foi lançado em 1818, um ano após a morte da escritora. É seu último romance completo, escrito logo após “Emma”. Nele Austen apresenta Anne Elliot, filha de um esnobe baronete, que se apaixona por Frederick Wentworth, um jovem ambicioso, mas sem influência entre as importantes famílias de Bath. Orientada pela família a não se casar com ele, Anne sacrifica seu amor e se fecha para os relacionamentos. Mas anos depois, Wentworh retorna mais velho e rico, abalando a vida de Anne.

Tem link para compra do livro nos stories!⁣⁣
⁣⁣
Lembrando que se você não conhece o desafio, fiz um destaque dos stories explicando tudo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

FICÇÃO, LIVROS

Wolf Hall, de Hilary Mantel | Resenha

Quando pensamos em Henrique VIII, é difícil não lembrar das polêmicas e jogos políticos que preencheram o seu reinado.

NOTA 8,5/10

FICÇÃO, LIVROS

Identidade, de Nella Larsen | Resenha

Publicado em 1929, o livro narra a historia de duas amigas de infância, Irene e Clare, que acabam tomando rumos diferentes.

NOTA 8/10