Veja também

DIVERSOS

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, de Elif Şafak | Resenha

A premissa desse livro, da autora turca Elif Shafak, é incrível e afeta diretamente a estrutura da narrativa. A obra parte de um dado sobre o funcionamento do nosso corpo, com base em observações científicas: após o coração parar de bater, o nosso cérebro ainda apresentaria atividades por até 10 minutos e 38 segundos. E Elif Shafak se vale dessa informação para dar início a história de Leila Tequila, já que logo na primeira página nos deparamos com a informação que a protagonista teria sido assassinada.

NOTA 9/10

DIVERSOS

Carta ao pai, de Franz Kafka | Resenha


Quais os impactos que uma relação conturbada entre com o pai pode trazer para a vida de um filho? A partir de uma longa carta escrita por Kafka ao seu pai, Hermann Kafka, em 1919, podemos concluir que as marcas são duradouras e complexas. O texto é muito potente e nos dá a sensação de mergulhar na intimidade de alguém, como se estivéssemos abrindo um diário que nunca deveria ter sido lido.

NOTA 9/10

FICÇÃO, LIVROS

NOTA 9/10

A cabeça do santo, de Socorro Acioli | Resenha

Quando o assunto é literatura, tem duas coisas que amo: Gabriel García Márquez e realismo mágico (obras que contêm uma visão realística do mundo, mas com elementos mágicos). A obra da autora brasileira Socorro Acioli reúne os dois, tendo desenvolvido “A cabeça do santo” em uma oficina ministrada por ninguém menos que o incrível Gabo (apelido para os íntimos, hehe).

O cenário é a cidade de Candeia, no sertão cearense. Samuel vai até a pequena e abandonada cidade para cumprir o último desejo de sua mãe: ir em busca do pai, a quem nunca conheceu. A premissa é bem parecida com o livro “Pedro Páramo”, um clássico da literatura mexicana e que inspirou o estilo de García Márquez. Mas apesar das semelhanças iniciais, o desenvolver da narrativa toma um caminho bem diferente – e muito criativo.

Ao chegar na cidade e se deparar com um cenário de abandono, Samuel busca abrigo em um local nada comum e que marcou a história de Candeia. Trata-se da cabeça oca de um santo, que nunca chegou a ser colocada no topo da estátua para a qual foi projetada. Não bastasse a peculiaridade do refúgio, o personagem passa a escutar vozes femininas quando está dentro da cabeça do santo. E a pergunta que fica é: o que essas vozes têm em comum? Estaria Samuel imaginando coisas?

A escrita de Socorro é fácil e nos transporta para uma história deliciosa de se ler! Tem romance, bom humor, mistério, drama… Daqueles livros coringas, que é difícil de alguém não gostar. E depois da leitura, não deixe de escutar o episódio do @dariaumlivropodcast com a autora para saber a inspiração – verídica – da história! Super recomendo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

FICÇÃO, LIVROS

Mayombe, de Pepetela | Resenha

Escritor angolano, vencedor de vários prêmios literários, Pepetela foi o escolhido para representar o seu país no Bookster pelo Mundo! Mayombe é um de seus livros mais importantes, tendo sido incluído por vários anos em listas de vestibulares aqui no Brasil.

NOTA 8,5/10

LIVROS, NÃO FICÇÃO

Pacientes que curam, de Julia Rocha | Resenha

Adoro livros que envolvem o universo médico e, por conta disso, já havia recebido várias indicações do livro da Julia Rocha, - mulher, negra, mãe, cantora e que, além de tudo isso, também é médica da família. Em textos curtos, a autora compartilha com os leitores a sua vivência como médica do Sistema Único de Saúde (SUS - aliás, viva o SUS!).

NOTA 9/10