Veja também

DIVERSOS

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, de Elif Şafak | Resenha

A premissa desse livro, da autora turca Elif Shafak, é incrível e afeta diretamente a estrutura da narrativa. A obra parte de um dado sobre o funcionamento do nosso corpo, com base em observações científicas: após o coração parar de bater, o nosso cérebro ainda apresentaria atividades por até 10 minutos e 38 segundos. E Elif Shafak se vale dessa informação para dar início a história de Leila Tequila, já que logo na primeira página nos deparamos com a informação que a protagonista teria sido assassinada.

NOTA 9/10

DIVERSOS

Carta ao pai, de Franz Kafka | Resenha


Quais os impactos que uma relação conturbada entre com o pai pode trazer para a vida de um filho? A partir de uma longa carta escrita por Kafka ao seu pai, Hermann Kafka, em 1919, podemos concluir que as marcas são duradouras e complexas. O texto é muito potente e nos dá a sensação de mergulhar na intimidade de alguém, como se estivéssemos abrindo um diário que nunca deveria ter sido lido.

NOTA 9/10

FICÇÃO

NOTA 9,5/10

Cachorro velho, de Tereza Cárdenas | Resenha

Essa foi a primeira leitura do meu clube do livro, Bookster pelo Mundo, e é impressionante como a experiência de uma leitura coletiva enriquece muito, deixando as discussões e reflexões bem mais marcadas no leitor.

“Cachorro velho” é um romance que se passa durante o período de escravidão em Cuba, que foi o penúltimo pais da América Latina a abolir essa brutal forma de exploração, em 1886 (o Brasil foi o último). A autora, descendente de escravizados, constrói a narrativa a partir da historia de Cachorro Velho, um escravizado mais velho que sequer teve direito a um nome, passando a ser chamado da forma que o senhor de engenho escolheu.

“Não era dono de seus passos nem de seu caminho. Nem sequer lhe pertenciam os ossos que tremiam, de noite, sobre o catre.”

Assim, nos deparamos com as poucas memórias de quem nunca teve direito a nada. Logo após seu nascimento, Cachorro Velho foi separado da sua mãe e criado por outros escravizados. É uma vida de quem aguarda a morte, na expectativa de que o sofrimento um dia possa terminar. Ao lado de sua história, conhecemos um pouco sobre outros escravizados, sendo as mulheres as personagens mais fortes e que se destacam, sobretudo a velha Beira.

E é quando Cachorro Velho está no fim da vida que essa rotina de espera muda repentinamente: Aisa, uma menina escravizada de 10 anos, busca a ajuda do personagem para conseguir sobreviver de uma fuga. A partir disso, será que é possível esperar coragem de alguém que vive uma vida de medo e falta de afetos?

A escrita de Tereza Cárdenas é fluida e tranquila, apesar do impacto dos temas por ela tratados. É impossível não se lembrar das historias de escravidão que estamos acostumados a ler no Brasil. Enfim, gostei demais dessa leitura e recomendo muito para quem quer se aventurar na literatura cubana.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

LIVROS, POEMAS

O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques | Resenha

Para muitos, assim como para mim, a poesia pode assustar um pouco. Acho que é a nossa tendência de querer racionalizar tudo, compreender as palavras de uma forma palpável.

NOTA 9/10

CLÁSSICOS, FICÇÃO, LIVROS

Persuasão, de Jane Austen | Resenha

Depois de muito ensaiar, finalmente li meu primeiro livro de um dos nomes mais importantes da literatura mundial. Jane Austen é conhecida por seus romances "mais românticos", escritos no final do século XVIII e início do século XIX, e que trazem consigo uma visão feminista muito à frente do seu tempo.

NOTA 6,5/10