Veja também

FICÇÃO, LIVROS

O lobo da estepe, de Herman Hesse

A primeira leitura de 2021 já começou muito marcante para mim. Como comentei com vocês, fazia algum tempo que não me identificava tanto com um livro. Já era um grande fã de Hesse depois de ter lido “Sidarta” e “Knulp” e, depois de “O lobo da estepe”, talvez possa falar que o autor está no meu top 10 de escritores favoritos.

NOTA 10/10

FICÇÃO, LIVROS

A terceira vida de Grange Copeland, de Alice Walker | Resenha

Apesar de ser conhecida mundialmente por “A cor púrpura”, premiado romance que denunciou de forma impactante o racismo e machismo no sul dos Estados Unidos, Alice Walker tem uma ampla produção literária. No entanto, temos poucos de seus trabalhos publicados no Brasil e, por isso, a publicação de seu primeiro romance, “A terceira vida de Grange Copeland” (1970), foi recebida com muito entusiasmo - e, para alegria dos leitores, com uma crítica muito positiva.

NOTA 9,5/10

Desafio Bookster

NOTA

#DesafioBookster2020 | Novembro

Mês: Novembro
Temática: Romance romântico ⁣
Livro escolhido: “Persuasão”, de Jane Austen⁣

Antes de contar um pouco sobre a obra escolhida, vale fazer uma rápida – e importante ⁣⁣⁣- observação sobre o gênero do mês. É muito comum confundir o gênero literário “romance” com a ideia de uma história de amor. Mas, na verdade, quando se fala em livros, romance é um gênero narrativo muito mais amplo, que envolve uma história completa composta por “enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira clara”.

Se pensarmos em inglês, os conceitos ficam mais claros, já que o idioma possui uma palavra para designar o gênero narrativo (“novel”) e outra para uma história como uma relação de amor (“romance”). Por isso, lembre-se que gostar de ler romances é algo bem amplo, que não está restrito a enredos de amor.

⁣No mês de novembro, a ideia é ler um romance que aborde a temática romântica. Escolhi uma obra de uma figura importantíssima da literatura mundial e que eu ainda não tinha lido: Jane Austen. Nascida em 1775, escreveu contos, novelas e romances desde jovem, e muitos de seus livros foram publicados sob pseudônimos — descoberta que seria feita apenas após a sua morte. Suas histórias que tratam do amor, das convenções sociais e da vida de nobres em uma Inglaterra rural do século XVIII se tornaram grandes clássicos da literatura mundial.

Escrito por volta de 1816, “Persuasão” foi lançado em 1818, um ano após a morte da escritora. É seu último romance completo, escrito logo após “Emma”. Nele Austen apresenta Anne Elliot, filha de um esnobe baronete, que se apaixona por Frederick Wentworth, um jovem ambicioso, mas sem influência entre as importantes famílias de Bath. Orientada pela família a não se casar com ele, Anne sacrifica seu amor e se fecha para os relacionamentos. Mas anos depois, Wentworh retorna mais velho e rico, abalando a vida de Anne.

Tem link para compra do livro nos stories!⁣⁣
⁣⁣
Lembrando que se você não conhece o desafio, fiz um destaque dos stories explicando tudo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

FICÇÃO, LIVROS

Wolf Hall, de Hilary Mantel | Resenha

Quando pensamos em Henrique VIII, é difícil não lembrar das polêmicas e jogos políticos que preencheram o seu reinado.

NOTA 8,5/10

FICÇÃO, LIVROS

Identidade, de Nella Larsen | Resenha

Publicado em 1929, o livro narra a historia de duas amigas de infância, Irene e Clare, que acabam tomando rumos diferentes.

NOTA 8/10