Veja também

DIVERSOS

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, de Elif Şafak | Resenha

A premissa desse livro, da autora turca Elif Shafak, é incrível e afeta diretamente a estrutura da narrativa. A obra parte de um dado sobre o funcionamento do nosso corpo, com base em observações científicas: após o coração parar de bater, o nosso cérebro ainda apresentaria atividades por até 10 minutos e 38 segundos. E Elif Shafak se vale dessa informação para dar início a história de Leila Tequila, já que logo na primeira página nos deparamos com a informação que a protagonista teria sido assassinada.

NOTA 9/10

DIVERSOS

Carta ao pai, de Franz Kafka | Resenha


Quais os impactos que uma relação conturbada entre com o pai pode trazer para a vida de um filho? A partir de uma longa carta escrita por Kafka ao seu pai, Hermann Kafka, em 1919, podemos concluir que as marcas são duradouras e complexas. O texto é muito potente e nos dá a sensação de mergulhar na intimidade de alguém, como se estivéssemos abrindo um diário que nunca deveria ter sido lido.

NOTA 9/10

DIVERSOS

NOTA

Reflexão

E aí, quantos livros você já leu esse ano? Uma das mensagens que mais recebo aqui no instagram é de pessoas insatisfeitas com a quantidade de livros lidos. Quando termino um livro e coloco qual o “número” do livro no ano, as pessoas já vem desesperadas dizer que não leram nem um terço disso e querendo saber de dicas para ler mais rápido.
Mas, como eu sempre digo, não importa quantidade de livros lidos, mas a regularidade da sua leitura. Até porque, o número de livros lido não consegue medir nada em termos de “desempenho de leitura”. Veja a foto acima: três pilhas de livros, com uma quantidade total de páginas similar. Em uma delas, temos 10 livros, na outra 5 e na última “apenas” 2. Ou seja, eu posso muito bem ler todos os livros da primeira pilha e vir me gabar sobre a quantidade de livros que já li! E se perguntarem para a pessoa que leu os calhamaços da direita quanto livros ela já leu no ano, ela responderia: apenas 2. Mas só 2??? Vou te dar “Montanha Mágica” ou “Graça infinita” então para você ler! hahaha ?? (para quem não sabe, são dois calhamaços conhecidos por serem BEM difíceis!) Brincadeiras à parte, esse post é para que você para de se sentir pressionado se você leu poucos livros ou se a pessoa que você segue no instagram, por exemplo, já leu 20 livros em 4 meses. E isso não quer dizer que agora todo mundo deve começar a contabilizar as páginas lidas, ao invés do número de livros. Pelo contrário, sem contabilizações. A leitura não é para ser uma competição: cada um tem o seu ritmo e o seu tempo. Lógico que se, assim como eu, você gosta de contabilizar as leituras por uma questão de organização, sem problemas algum! Mas não deixe isso influenciar a ideia de que você é um melhor leitor que o outro!

Por isso, sugiro substituir a pergunta do “quantos livros você já leu esse ano?” para: E aí, você já leu hoje? ?? #bookster #literatura #livros #bookstagram

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

CLÁSSICOS, FICÇÃO

Gente pobre, Fiódor Dostoiévski

Quando se fala em Dostoiévski, ou mesmo literatura russa em geral, é bem comum que as pessoas tenham uma reação negativa, achando que o livro será extremamente difícil ou pouco instigante.

NOTA 8,5/10

FICÇÃO

Canção de ninar, Leïla Slimani

Quando um livro começa a ficar muito falado e subir na lista de mais vendidos, como vem acontecendo com a obra de Slimani, sempre vem aquela dúvida: será que é puro hype (aquela obra que é alvo de um bom marketing) ou o livro vale mesmo a pena? 

NOTA 8/10