Veja também

DIVERSOS

O pavilhão dourado, de Yukio Mishima | Resenha

O ritmo acelerado que vivemos ultimamente vem colocando a pausa e o silêncio como grandes - e incômodos - inimigos. E foi na contramão desse fenômeno que a leitura de um dos principais autores japoneses do século passado atingiu os leitores do meu clube do livro, o Bookster pelo Mundo. Uma obra escrita em 1956, em uma sociedade completamente distinta da nossa e que tinha como protagonista um monge de um templo budista zen, acabou se tornando uma leitura desafiadora - e, para mim, uma experiência muito marcante.

NOTA 7,5/10

DIVERSOS

Homem comum, de Philip Roth | Resenha

É comum encontrarmos na literatura a descrição de acontecimentos extraordinários e vidas marcadas por grandes momentos. No entanto, há grandes autores com a habilidade de construir histórias memoráveis sobre vidas comuns, rotinas insossas e partidas sem legados. Já li diferentes obras com essa abordagem e, quando bem feita, consegue me impactar de uma forma única.

NOTA 9/10

NÃO FICÇÃO

NOTA 6,5

Leonardo da Vinci, Walter Isaacson

E foi por isso que escolhi esse livro. No entanto, o que encontrei foi muito mais uma análise – muito profunda, por sinal – das criações e técnicas de estudos de Da Vinci, do que uma biografia acessível sobre sua vida e suas principais obras. Tanto isso é verdade que o livro não foi estruturado de forma linear, seguindo o decorrer dos anos, mas com base nas principais áreas de trabalho do Da Vinci – até porque, diferente do que se imagina, o trabalho de Leonardo foi muito além de suas pinturas. Dessa forma, o livro possui partes muito técnicas e detalhadas, que acabaram tornando a leitura maçante! Por exemplo, há um capítulo apenas sobre engenharia hidráulica e outro sobre os estudos de Da Vinci com a água.

Por outro lado, depois de ler uma biografia, você percebe o quanto o nosso conhecimento sobre determinada personalidade é superficial e limitado ao senso comum. Além disso, o livro tem partes muito interessantes, principalmente aquelas que buscam analisar as pinturas mais importantes de Leonardo. O autor consegue demonstrar, por meio das imagens que compõem a edição, que cada detalhe de suas obras eram pensadas e tinham alguma técnica por trás – o que o diferenciava dos artistas e cientistas de época. Depois de ler a biografia, fica evidente a genialidade de Leonardo! Ele era interessado por tudo, tinha sede de conhecimento e só atingiu seu sucesso por conta de muito esforço. Outro ponto alto da edição são as imagens de partes importantes dos cadernos de Da Vinci. É muito interessante ver como ele trabalhava e o ponto de partida de suas principais ideias.

No final confesso que estava bem cansado dessa leitura e com vontade de terminar. Acho que para ficar mais acessível, a obra poderia ter sido enxugada, cortando as partes mais técnicas e que não interessam tanto o leitor leigo, como eu. De qualquer forma, uma obra enriquecedora, com uma pesquisa muito bem feita e com uma escrita didática! #bookster

Se você gostou, compre o livro clicando no link e ajude a página a se manter: https://amzn.to/2GoQFLe

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

NÃO FICÇÃO

DesCasos, Alexandra Szafir

Em DesCasos, o leitor acompanha 22 relatos de puta injustiça testemunhados por Alexandra, pelo período em que atuou como advogada criminalista de causas “pro bono”.

NOTA 9/10

CLÁSSICOS, FICÇÃO

Os 120 dias de sodoma, Marquês de Sade

O autor é muito conhecido por sua escrita libertina, tendo publicado obras bem controversas.

NOTA 9,5/10