Veja também

DIVERSOS

Quem matou meu pai, de Édouard Louis | Resenha

Um manifesto literário e íntimo. Com menos de 100 paginas, Édouard Louis constrói um texto híbrido, que combina críticas sociais à desigualdade e à sociedade opressora em que vivemos, com suas memórias, em especial a sua conturbada relação com seu pai, que não aceitava um filho gay. Se a autoaceitação de uma pessoa da comunidade LGBTQIA+ já é um processo difícil e dolorido, enfrentar esses medos com a repulsa familiar é uma tarefa muito mais sofrida.

NOTA 9/10

DIVERSOS

Uma história desagradável, de Fiódor Dostoiévski | Resenha

Diferentemente do seus romances mais densos, que se aprofundam nos conflitos e angústias dos personagens, “Uma história desagradável” é uma obra curta e que revela um Dostoiévski mais cômico e menos psicológico. E o que começa com uma premissa bem humorada, acaba levando para um desenvolvimento desagradável - para não dizer caótico.

NOTA 9/10

DIVERSOS, LIVROS

NOTA

Escolhas da vez! – Mulheres na literatura

Desde que criei o @book.ster, passei a conhecer um pouco mais sobre o mercado editorial e seus problemas. Dentre eles, a menor visibilidade de escritoras mulheres é um tema que merece atenção! Ano passado, analisando minhas leitura mais recentes, constatei que a proporção de autores homens ou mulheres dos livros era realmente distinta. Desde então, resolvi levar isso em consideração nas escolhas das minhas leituras. Como vocês sabem, costumo escolher 4 livros para ler ao mesmo tempo e, dessa vez, resolvi escolher livros apenas de escritoras mulheres.

As escolhas são sempre divididas em quatro categorias, que podem ser assim resumidas: um clássico; um livro curto (até 200 páginas); um autor contemporâneo/ficção científica; e um livro de não-ficção/contos/jornalístico/poemas. Isso me incentiva a ler alguns gêneros que não tenho tanto costume e também evita que eu canse de determinado livro.
Os escolhidos dessa vez são:

1 – Clássico: Orlando: uma biografia, Virginia Woolf – Livro escolhido do mês de março para o #desafiobookster2018! Já estou no meio dessa leitura e estou gostando MUITO. VW escreve bem demais!

Compre aqui esse livro: https://amzn.to/2rLTRvX 

2 – Livro curto: O voo da guará vermelha, Maria Valéria Rezende – A autora é brasileira e vencedora de diversos prêmios literários. O livro trata da relação de Irene e Rosálio. Ela, uma mulher que chega do Norte e, em São Paulo, se torna uma prostituta com Aids. Ele, um servente de pedreiro que vive na cidade grande.

Compre aqui esse livro: https://amzn.to/2ILpMqc

3 – Autor contemporâneo: Canção de ninar, Leïla Slimani – A obra foi vencedora do Goncourt, principal prêmio literário francês. Promete ser um romance muito instigante, daqueles que você não consegue parar de ler. Slimani é uma autora franco-marroquina e vai participar da Flip 2018 (@flipse).

Compre aqui esse livro: https://amzn.to/2L727Pb

4 – Livro de não-ficção: Quarto de despejo: diário de uma favelada, Maria Carolina de Jesus. O livro é escrito em forma de diário e retrata o difícil dia a dia de uma catadora de lixo na década de 50. Já iniciei a leitura e posso afirmar que é um soco no estômago.

Compre aqui esse livro: https://amzn.to/2rJ4cIm

E vocês, estão lendo o que? Vamos prestar mais atenção nas nossas escolhas e ler mais escritoras mulheres?

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

NÃO FICÇÃO

Leonardo da Vinci, Walter Isaacson

Essa foi uma leitura de altos e baixos - mais baixos, para falar a verdade. Biografia não é meu gênero favorito, mas tinha muita curiosidade em saber mais sobre a vida de Da Vinci e suas principais obras.

NOTA 6,5

NÃO FICÇÃO

DesCasos, Alexandra Szafir

Em DesCasos, o leitor acompanha 22 relatos de puta injustiça testemunhados por Alexandra, pelo período em que atuou como advogada criminalista de causas “pro bono”.

NOTA 9/10