Veja também

DIVERSOS

O animal social, de Elliot Aronson | Resenha

Não é segredo que sou fã de ficção e que a maioria das minhas leituras está inserida nesse gênero. Mas a verdade é que frequentemente sou surpreendido - de forma positiva - quando me aventuro em obras mais técnicas e que buscam aproximar o leitor de temas relevantes. E foi esse o caso de “O animal social”, uma referência na área da psicologia social, publicado em 1972.

NOTA 9/10

DIVERSOS

O vício dos livros, de Afonso Cruz | Resenha

Livros sobre livros me encantam - talvez isso explique o motivo de eu ter escrito um. Gosto muito de entender como a literatura é uma experiência individual e como os livros desempenham diferentes papéis na vida de um leitor. Quando soube que o autor português tinha uma coletânea de textos sobre o tema, logo coloquei “O vício dos livros” na minha lista de próximas leituras. O título já gerou uma identificação imediata: assim como Afonso Cruz, eu também dependo da literatura para conseguir estar no meu estado de “normalidade” (entre muitas aspas).

NOTA 7,5/10

DIVERSOS

NOTA

Ler é um hábito

Desde a criação do @book.ster, uma das mensagens que mais recebo é: como você arranja tempo para conseguir ler tanto? De fato, há algumas dicas para conseguir aumentar o ritmo de leitura (e que eu abordarei em outro post). No entanto, se você não conseguir transformar a leitura em um hábito diário, que faça parte da sua rotina, pode seguir a dica que você quiser que você não vai conseguir ter um um bom ritmo. Você pode até comprar três livros e ficar super animado, acabar o primeiro livro em um dia e depois logo começar outro… Mas se você não ler todo dia, você vai acabar deixando essa nova meta e animação de lado. Ou seja, foque nessa dica antes de qualquer outra: leitura é hábito diário. E o melhor de tudo é que esse hábito – diferente do que estou acostumado a escutar – NÃO EXIGE MUITO TEMPO! Eu também tenho uma rotina bem corrida, mas decidi guardar um tempo para ler um pouco todo dia antes de dormir. E quando falo que precisa de pouco tempo, é porque é a pura verdade. O que importa não é a quantidade de livros que você lê, mas sim a constância, sempre estar lendo algo. Não se sinta pressionado se alguém já leu o dobro de livros que você leu no ano… se você conseguiu ler 1, 2 livros esse ano já está excelente! Até porque o número de livros é relativo, posso ler 1 livro de 1000 páginas ou 5 de 200. E naqueles dias que você está mais cansado, tente ler ao menos 3/4 páginas por dia, isso te impede de perder o ritmo e deixar a leitura de lado – não há nada pior do que ler um dia e ficar outros três sem ler! Então não tem desculpas… Quem aí já tem esse hábito diário? #bookster

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

CLÁSSICOS, FICÇÃO

Bartleby, o escrivão, Herman Melville

A capa vem costurada e as páginas grudadas. Para ler, você tem que cortar uma a uma. E esse conceito empregado na edição não foi por acaso.

NOTA 9/10

NÃO FICÇÃO

Sapiens: uma breve história da humanidade, Yuval Noah Harari

Não há dúvidas de que Sapiens é um dos livros mais comentados atualmente.

NOTA 10/10