Veja também

DIVERSOS

Quem matou meu pai, de Édouard Louis | Resenha

Um manifesto literário e íntimo. Com menos de 100 paginas, Édouard Louis constrói um texto híbrido, que combina críticas sociais à desigualdade e à sociedade opressora em que vivemos, com suas memórias, em especial a sua conturbada relação com seu pai, que não aceitava um filho gay. Se a autoaceitação de uma pessoa da comunidade LGBTQIA+ já é um processo difícil e dolorido, enfrentar esses medos com a repulsa familiar é uma tarefa muito mais sofrida.

NOTA 9/10

DIVERSOS

Uma história desagradável, de Fiódor Dostoiévski | Resenha

Diferentemente do seus romances mais densos, que se aprofundam nos conflitos e angústias dos personagens, “Uma história desagradável” é uma obra curta e que revela um Dostoiévski mais cômico e menos psicológico. E o que começa com uma premissa bem humorada, acaba levando para um desenvolvimento desagradável - para não dizer caótico.

NOTA 9/10

LIVROS

NOTA 8,5/10

A espuma dos dias, Boris Vian

O romance tem como pano de fundo o cuidado de Colin por sua esposa, Chloé, que logo após o casamento é acometida por uma doença cujo tratamento se resume a flores! Sim, flores: Colin deve sempre cercá-la de flores para combater um nenúfar (um tipo de planta aquática) que cresce em seu pulmão. A partir disso, e por meio de uma narrativa fantasiosa e rica em detalhes, o autor nos apresenta a vida de Colin, Chloé e de mais quatro amigos na Paris da década de 50. Com o desenrolar da obra – e com o desenvolvimento da doença de Chloé – o que era colorido e alegre passa a ser trágico e melancólico.
A leitura é profunda e com um forte toque existencialista, abordando temas como o amor, a morte e a tristeza. Por se tratar de uma realidade surreal, a leitura inicia um pouco truncada, mas com o tempo o leitor se acostuma à linguagem e consegue aproveitar a riqueza da escrita de Boris.
Mais uma belíssima edição da finada Cosac!

 

Se você gostou, compre o livro clicando no link e ajude a página a se manter: https://amzn.to/2saJlxY

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

LIVROS

A confissão da leoa, Mia Couto

Assim como Valter Hugo Mãe, Mia Couto é uma das grandes surpresas da literatura contemporânea da língua portuguesa.

NOTA 7,5/10

LIVROS

O rei de Havana, Pedro Juan Gutiérrez

Uma das grandes surpresas deste ano!

NOTA 10/10