Voltar Voltar

Desonra, J. M. Coetzee

de J. M. Coetzee

9.5/10

Livros

Vencedor do Man Booker Prize, Desonra narra a história de David Lurie, um professor universitário cinquentão e divorciado. O protagonista tem dificuldades em se envolver afetivamente e sua relação mais profunda é com uma prostituta. No entanto, após iniciar um romance com uma de suas alunas, é acusado de estupro e expulso da universidade em que dá aula. Diante disso, resplve passar um tempo na casa de sua filha, Lucy, na África do Sul pós-apartheid.
Lá, Lurie entra em contato com um país ressentido e ainda sofrendo pelos conflitos raciais. É uma completa mudança de cenário: da grande cidade para o campo em um país ainda em desenvolvimento. E também uma mudança do cenário mais interior: do individual para o coletivo. O que aparenta ser um romance sobre uma relação perturbada entre um homem mais velho e uma jovem, se mostra, na verdade, uma análise de uma sociedade brutalizada e oprimida.
Apesar de Coetzee criar uma narrativa com personagens comuns, aborda inúmeros temas sensíveis e polêmicos, como abuso sexual, racismo, violência, submissão, maus-tratos contra animais… A escrita é econômica, o autor não se vale de descrições minuciosas ou frases longas.
Com um final perturbador, “Desonra” é um livro real, seco, com cenas fortes e que prende muito o leitor! .
.
“A história percorre o distrito como uma mancha. Não é a história dela que se espalha, mas a deles: eles são os donos. Como eles a puseram em seu lugar, como lhe mostraram para que ser e uma mulher.”
#bookster #jmcoetzee #desonra#bookstagram

2 thoughts on “Desonra, J. M. Coetzee

  1. Caro Pedro, te vi na rádio e segui o seu conselho em ler um livro antes de conhecer um país.
    Li “Desonra” em 2 dias. O livro é atual e impactante!
    Quero muito te agradecer pela dica. Estou sempre de olho nos seus comentários. Abraços.

  2. Terminei de ler esse livro hoje.
    Livro seco, conciso, direto, escrita que me atrai. Mas os assuntos tratados me perturbaram do início ao fim. Fiquei muito desconfortável durante a leitura. Apesar dos gatilhos,não consegui parar antes do fim.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *