#DesafioBookster2023
Mês: Junho
Tema: Império Russo
Livro: A Filha do Capitão, de Aleksandr Púchkin
Como o desafio desse ano é acontecimentos históricos, não podia deixar de fora a Rússia e a sua apaixonante literatura. O livro escolhido foi escrito por Púchkin, considerado por muitos como o pai da literatura russa moderna, e publicado em 1836. Apesar de adorar autores russos, nunca li nada de Púchkin e estou muito animado para ler seu principal trabalho em prosa.
Ah, e para quem nunca leu nada de literatura russa, venha sem medo, que essa é considerada uma boa opção lara iniciar nesse universo tão rico.
Sinopse:
“Tida como a mais importante obra em prosa de Aleksandr Serguêievitch Púchkin (1799-1837), o fundador da literatura russa moderna, A filha do capitão é um experimento magistral com o gênero do romance histórico. Fruto de rigorosa pesquisa, construído com extraordinária economia de recursos e permeado de um lirismo preciso, tão característico da poesia do autor, A filha do capitão é ambientado na revolta camponesa de 1773, liderada pelo cossaco Emelian Pugatchóv, que reivindicava o trono russo passando-se pelo falecido tsar Pedro III, marido de Catarina II. Publicado em 1836, meses antes da morte de Púchkin em um duelo, o romance é narrado por Piotr Grinióv, jovem militar que é enviado para uma remota fortaleza e se apaixona pela filha do comandante local, quando irrompe a rebelião liderada por Pugatchóv.”
@editora34
208 pgs