Veja também

DIVERSOS

Relato de um náufrago, de Gabriel García Márquez | Resenha

Publicada em vários capítulos no Jornal El Espectador, em 1955, “Relato de um náufrago” é uma das primeiras obras escritas por Gabriel García Márquez e nos apresenta um texto jornalístico, que causou fortes impactos na sociedade da época. A narrativa traz em detalhes os 10 dias de Velasco, um marinheiro que é arremessado, junto com outros colegas, de um navio durante uma tempestade em fevereiro de 1955. Velasco foi o único sobrevivente da tragédia e ficou à deriva sozinho em uma pequena balsa por 10 dias até ser encontrado em condições extremas.

NOTA 9/10

DIVERSOS

O retorno, de Dulce Maria Cardoso | Resenha

A literatura portuguesa já conquistou meu coração de leitora há anos, com várias obras entrando para a minha lista de favoritas da vida. O que sempre me incomodou, confesso, era a pouca presença de autoras mulheres nas minhas leituras. O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, estava na minha estante há tempos - e fico muito feliz de finalmente ter dado uma chance a ele. Fui imediatamente envolvido pela narrativa e pela força da temática.

NOTA 9/10

Desafio Bookster

NOTA

#DesafioBookster2019 | Março

Março – Feminismo
Livro escolhido: “A cor púrpura”, de Alice Walker
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Março é o mês do Dia Internacional da Mulher e, não por acaso, o tema do desafio escolhido para esse mês foi feminismo. Como havia prometido, vou mostrar para vocês a minha escolha e dar indicações de outros livros com a temática a ser abordada. Se você só chegou aqui agora, não tem problema! Comece o desafio a partir desse mês e busque aqui na página o post oficial para entender como funciona.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O escolhido foi “A cor púrpura”, uma das mais importantes obras da literatura norte-americana e mundial. Vencedor do Prêmio Pulitzer e já adaptado para o cinema, o livro é ambientado no sul dos EUA, começo do século XX, e retrata a vida de Celie, uma mulher negra e pobre. Além de sofrer em uma sociedade marcada por diferenças sociais, Celie também é mais uma vítima da desigualdade de gênero. Na infância, foi abusada pelo padrasto. Já adulta, vive presa a um relacionamento violento e abusivo. No entanto, como indica a sinopse, “apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura se mostra muito atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder”. É a leitura como meio de reflexão, como oportunidade de se colocar no papel do outro e aprender com a experiência. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além do escolhido, indico os seguintes livros que abordam a temática: “O papel de parede amarelo”, de Charlotte Perkins; “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, “Vox”, de Christina Dalcher; “O feminismo é para todo mundo”, Bell Hooks; “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë; “O conto da aia”, de Margaret Atwood; “Calibã e a bruxa”, Silva Federeci; e “Mulheres, raça e classe”, de Angela Davis.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

CONTOS, DIVERSOS, LIVROS

A menina da montanha, de Tara Westover | Resenha

A partir de suas memórias, Tara narra a experiência de ter sido criada em uma família que se isolou do resto do mundo.

NOTA 9,5/10

DIVERSOS

Escolhas da vez!

Costumo escolher as minhas leituras com base em quatro categorias: (1) clássico; (2) até 200 páginas; (3) autor contemporâneo/ ficção científica; e (4) não ficção/ contos/poemas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NOTA