Veja também

DIVERSOS

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, de Elif Şafak | Resenha

A premissa desse livro, da autora turca Elif Shafak, é incrível e afeta diretamente a estrutura da narrativa. A obra parte de um dado sobre o funcionamento do nosso corpo, com base em observações científicas: após o coração parar de bater, o nosso cérebro ainda apresentaria atividades por até 10 minutos e 38 segundos. E Elif Shafak se vale dessa informação para dar início a história de Leila Tequila, já que logo na primeira página nos deparamos com a informação que a protagonista teria sido assassinada.

NOTA 9/10

DIVERSOS

Carta ao pai, de Franz Kafka | Resenha


Quais os impactos que uma relação conturbada entre com o pai pode trazer para a vida de um filho? A partir de uma longa carta escrita por Kafka ao seu pai, Hermann Kafka, em 1919, podemos concluir que as marcas são duradouras e complexas. O texto é muito potente e nos dá a sensação de mergulhar na intimidade de alguém, como se estivéssemos abrindo um diário que nunca deveria ter sido lido.

NOTA 9/10

Desafio Bookster

NOTA

#DesafioBookster2019 | Fevereiro

Fevereiro – Guerras e Violência
Livro escolhido: “Terra sonâmbula”, de Mia Couto

Link para compra: https://amzn.to/2MM6Sin
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo mês do desafio está prestes a começar e, como havia prometido, vou mostrar para vocês a minha escolha e dar indicações de outros livros com a temática a ser abordada. Se você só chegou aqui agora, não tem problema! Comece o desafio a partir desse mês e busque aqui na página o post oficial para entender como funciona.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O escolhido para fevereiro foi “Terra sonâmbula”, de um dos maiores autores contemporâneos da língua portuguesa. Quem lê Mia Couto fica impressionado com a poesia que vem carregada em sua escrita. Já li alguns livros do autor e sempre terminei a leitura com aquela sensação de querer mais! Nessa obra, o autor moçambicano vai trazer para o leitor a crueldade e os sofrimentos da guerra civil que ocorreu em seu país natal por cerca de mais de 15 anos, logo após se tornar independente de Portugal. É a guerra contada pelos personagens a quem o autor dá vida.
Pelo que já li sobre o livro, Mia Couto constrói um texto repleto de metáforas e em um cenário característico do realismo mágico. É a beleza de sua escrita confrontada com a tristeza das guerras. “Terra sonâmbula” foi considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além do escolhido, indico os seguintes livros que abordam a temática “Guerras e Violência”: “Meio sol amarelo”, de Chimamanda Adichie; “A velocidade da luz”, de Javier Cercas, “Uma temporada de facões”, de Jean Hatzfeld; “Contos de Kolimá”, Varlam Chalámov; “É isto um homem”, de Primo Levi; “Baratas”, de Scholastique Mukasonga; “As aventuras do bom soldado Svejk”, Jaroslav Hasek; e “Soldados rasos”, de Frederic Manning.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E você, já escolheu sua leitura de fevereiro?

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

LIVROS

Machado, de Silviano Santiago

Essa foi a obra escolhida para última categoria do #desafiobookster2018. Confesso que não estava muito empolgado para lê-la.

NOTA 08/10

DIVERSOS

Escolhas da vez!

Quem me acompanha aqui há algum tempo sabe que eu costumo escolher as minhas leituras com base em quatro categorias: (1) clássico; (2) livro de até 200 páginas; (3) autor contemporâneo ou ficção científica; e (4) não ficção / contos / poemas.

NOTA