Veja também

DIVERSOS

Quem matou meu pai, de Édouard Louis | Resenha

Um manifesto literário e íntimo. Com menos de 100 paginas, Édouard Louis constrói um texto híbrido, que combina críticas sociais à desigualdade e à sociedade opressora em que vivemos, com suas memórias, em especial a sua conturbada relação com seu pai, que não aceitava um filho gay. Se a autoaceitação de uma pessoa da comunidade LGBTQIA+ já é um processo difícil e dolorido, enfrentar esses medos com a repulsa familiar é uma tarefa muito mais sofrida.

NOTA 9/10

DIVERSOS

Uma história desagradável, de Fiódor Dostoiévski | Resenha

Diferentemente do seus romances mais densos, que se aprofundam nos conflitos e angústias dos personagens, “Uma história desagradável” é uma obra curta e que revela um Dostoiévski mais cômico e menos psicológico. E o que começa com uma premissa bem humorada, acaba levando para um desenvolvimento desagradável - para não dizer caótico.

NOTA 9/10

DIVERSOS

NOTA 9,5/10

Hibisco roxo, Chimamanda Ngozi Adichie

Para quem vê de fora, a família de Kambili aparenta ser perfeita (para o ponto de vista de uma família tradicional/conservadora da Nigéria). Pai bem sucedido, filhos educados e estudiosos e uma esposa que cumpre sua função de dona de casa. No entanto, o livro vai abordar justamente a realidade que se esconde dentro da rotina da casa de Kambili, uma realidade que revela as consequências catastróficas do fanatismo religioso. O pai da protagonista é um cristão fervoroso e que faz de tudo, até recorrendo a castigos físicos, para impor suas crenças e tradições sobre os filhos e esposa. O mais interessante do livro está no choque cultural vivenciado por Kambili e seu irmão quando vão passar um tempo na casa da sua tia, em um bairro universitário e simples da Nigéria, onde estarão livres da tirania familiar criada pelo pai. O encanto dos dois pela liberdade contida em pequenos detalhes do dia a dia dos primos é impressionante e deixa claro os efeitos negativos que o fanatismo religioso e a intolerância podem gerar.

 

Se você gostou, compre o livro clicando no link e ajude a página a se manter: https://amzn.to/2Lf2qaV

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

LIVROS

O tribunal da quinta-feira, Michel Laub

Com uma linguagem bem direta e revestida de forte humor negro, Michel Laub aborda temas - e problemas - bem atuais, como o vazamento de dados na internet e a criação de um verdadeiro "tribunal" virtual.

NOTA 08/10

LIVROS

O gigante enterrado, Kazuo Ishiguro

Não costumo ler literatura fantástica, mas às vezes acabo escolhendo alguns livros de gêneros diferentes para sair da minha zona de conforto.

NOTA 09/10