Veja também

DIVERSOS

Relato de um náufrago, de Gabriel García Márquez | Resenha

Publicada em vários capítulos no Jornal El Espectador, em 1955, “Relato de um náufrago” é uma das primeiras obras escritas por Gabriel García Márquez e nos apresenta um texto jornalístico, que causou fortes impactos na sociedade da época. A narrativa traz em detalhes os 10 dias de Velasco, um marinheiro que é arremessado, junto com outros colegas, de um navio durante uma tempestade em fevereiro de 1955. Velasco foi o único sobrevivente da tragédia e ficou à deriva sozinho em uma pequena balsa por 10 dias até ser encontrado em condições extremas.

NOTA 9/10

DIVERSOS

O retorno, de Dulce Maria Cardoso | Resenha

A literatura portuguesa já conquistou meu coração de leitora há anos, com várias obras entrando para a minha lista de favoritas da vida. O que sempre me incomodou, confesso, era a pouca presença de autoras mulheres nas minhas leituras. O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, estava na minha estante há tempos - e fico muito feliz de finalmente ter dado uma chance a ele. Fui imediatamente envolvido pela narrativa e pela força da temática.

NOTA 9/10

LIVROS, NÃO FICÇÃO

NOTA 9,5/10

As boas mulheres da China, Xinran

Em “As boas mulheres da China”, Xinran nos presenteia com os relatos sobre a vida de mulheres de diferentes idades e classes sociais, mas com um ponto em comum: o abuso e a submissão em relação ao marido, pais e irmãos. Em seu programa de rádio, a jornalista recebia desabafos e denúncias de ouvintes sobre o sofrimento vivenciado pela mera de condição de ser mulher e tentava, de certa forma, escancarar essa realidade até então tratada como um verdadeiro tabu no país. Xinran dá voz às mulheres.

 

Ao demonstrar a realidade enfrentada no final do século passado, com relatos datados de 1989 a 1997, a autora se deparar inúmeras vezes com temas envolvendo casamentos forçados, abusos sexuais, abusos psicológicos, objetificação da mulher e pobreza extrema. Alguns relatos são tão fortes que fica até mesmo difícil de acreditar que de fato ocorreram.

É, ao mesmo tempo, chocante e surpreendente! Um livro que recomendo muito e que aborda uma temática extremamente atual.

 

Editora: Companhia de Bolso.

Número de páginas: 256.

Ano de publicação: 2007.

 

Se você gostou, compre o livro clicando no link e ajude a página: https://amzn.to/2rTEKAH

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

LIVROS

Vozes de Tchernóbil, Svetlana Aleksiévitch

Não é por acaso que a autora venceu o Prêmio Nobel da Literatura em 2015...

NOTA 7/10

LIVROS

Norwegian Wood, Haruki Murakami

Para quem nunca leu alguma obra de Murakami, Norwegian Wood pode ser uma boa forma de iniciar e entrar no mundo do autor.

NOTA 8,5/10