#DesafioBookster2023
Mês: Março
Tema: Escravidão
Livro: Água de Barrela, de Eliana Alves Cruz
Quando falamos de momentos históricos marcantes, não podemos deixar de lado um capítulo brutal da nossa História: a escravidão, que no nosso país fez milhões de vítimas, deixando marcas tão profundas na sociedade que são sentidas até hoje.
Para nos aprofundarmos nesse tema por meio da literatura, escolhi a obra de um dos grandes nomes da literatura nacional: Eliana Alves Cruz, que retrata os desdobramentos da escravidão a partir da saga de uma família afro-brasileira, com riqueza dos detalhes históricos baseado na trajetória de sua própria família durante o Brasil colônia até o início do século XX. A autora registra o processo de captura e comercialização de pessoas trazidas de África para o Brasil, e aqui vendidas e escravizadas entre o fim do século XIX e início do século XX, passando pela lei do ventre livre, lei áurea e diversos desdobramentos históricos até os dias atuais. São mais de 100 anos de história deste povo trazido à força para o Brasil, com o objetivo de exploração.
Sinopse:
“As muitas mulheres negras presentes no romance Água de barrela, de Eliana Alves Cruz encontram no lavar, passar, enxaguar e quarar das roupas das patroas e sinhás brancas um modo de sobrevivência em quase trezentos anos de história, desde o Brasil na época da colônia até o início do século XX. O título do romance remete a esse procedimento utilizado por essas mulheres negras de diferentes gerações e que garantiu o sustento e a existência de seus filhos e netos em situações de exploração, miséria e escravidão. A narrativa inicia-se com a comemoração do aniversário de umas das personagens após viver um século de muitas lutas, perdas, alegrias, tristezas e principalmente resiliência. Damiana, personagem central para a narrativa, cansada das batalhas constante e ininterruptamente travadas pela liberdade, se vê rodeada por sua família e se recorda dos tempos de lavadeira.”
Bora mergulhar na obra de Eliana? Tem link para compra do livro com desconto nos stories.
@editoramale
322 pgs