Fevereiro – Guerras e Violência
Livro escolhido: “Terra sonâmbula”, de Mia Couto
Link para compra: https://amzn.to/2MM6Sin
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo mês do desafio está prestes a começar e, como havia prometido, vou mostrar para vocês a minha escolha e dar indicações de outros livros com a temática a ser abordada. Se você só chegou aqui agora, não tem problema! Comece o desafio a partir desse mês e busque aqui na página o post oficial para entender como funciona.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O escolhido para fevereiro foi “Terra sonâmbula”, de um dos maiores autores contemporâneos da língua portuguesa. Quem lê Mia Couto fica impressionado com a poesia que vem carregada em sua escrita. Já li alguns livros do autor e sempre terminei a leitura com aquela sensação de querer mais! Nessa obra, o autor moçambicano vai trazer para o leitor a crueldade e os sofrimentos da guerra civil que ocorreu em seu país natal por cerca de mais de 15 anos, logo após se tornar independente de Portugal. É a guerra contada pelos personagens a quem o autor dá vida.
Pelo que já li sobre o livro, Mia Couto constrói um texto repleto de metáforas e em um cenário característico do realismo mágico. É a beleza de sua escrita confrontada com a tristeza das guerras. “Terra sonâmbula” foi considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além do escolhido, indico os seguintes livros que abordam a temática “Guerras e Violência”: “Meio sol amarelo”, de Chimamanda Adichie; “A velocidade da luz”, de Javier Cercas, “Uma temporada de facões”, de Jean Hatzfeld; “Contos de Kolimá”, Varlam Chalámov; “É isto um homem”, de Primo Levi; “Baratas”, de Scholastique Mukasonga; “As aventuras do bom soldado Svejk”, Jaroslav Hasek; e “Soldados rasos”, de Frederic Manning.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E você, já escolheu sua leitura de fevereiro?
Olá.
Eu não conhecia nada sobre Mia Couto, e realmente gostei. A narrativa é cheia de sentimentos, que emocionam. Num período tão triste como é toda guerra, ele nos descreve momentos de pura emoção: amor em família, cuidados, amizades improváveis, fé no outro, confiança e gratidão. Tudo contado de forma leve, como se fosse uma linda oração.
Vale a pena! Vou investir em outras obras dele.
Boa leitura,
Raquel
Eu adorei também!! Depois me conte sobre as próximas obras que ler dele! abs., Pedro