Veja também

DIVERSOS

O animal social, de Elliot Aronson | Resenha

Não é segredo que sou fã de ficção e que a maioria das minhas leituras está inserida nesse gênero. Mas a verdade é que frequentemente sou surpreendido - de forma positiva - quando me aventuro em obras mais técnicas e que buscam aproximar o leitor de temas relevantes. E foi esse o caso de “O animal social”, uma referência na área da psicologia social, publicado em 1972.

NOTA 9/10

DIVERSOS

O vício dos livros, de Afonso Cruz | Resenha

Livros sobre livros me encantam - talvez isso explique o motivo de eu ter escrito um. Gosto muito de entender como a literatura é uma experiência individual e como os livros desempenham diferentes papéis na vida de um leitor. Quando soube que o autor português tinha uma coletânea de textos sobre o tema, logo coloquei “O vício dos livros” na minha lista de próximas leituras. O título já gerou uma identificação imediata: assim como Afonso Cruz, eu também dependo da literatura para conseguir estar no meu estado de “normalidade” (entre muitas aspas).

NOTA 7,5/10

DIVERSOS

NOTA

Desafio Bookster 2023 | Julho

#DesafioBookster2023
Mês: Julho
Acontecimento histórico: Ditadura militar no Brasil
Livro: “Todos nós estaremos bem”, de Sérgio Tavares

Começamos a segunda metade do ano com um livro escrito por um autor nacional contemporâneo, que traz a perspectiva do período da Ditadura Militar no Brasil a partir de um personagem casado com uma mulher, mas que esconde as suas relações com homens a qualquer custo. Estou curioso com essa leitura, bora?

Sinopse:

“Roberto é um empresário que enriqueceu durante a ditadura e que vive imerso em obsessões sexuais por outros homens – e em mentiras para encobri-las. Lúcia, sua esposa, é uma ex-guerrilheira do MR-8 que atuou em sequestros e assaltos a bancos, até ser presa e torturada antes de ir para o exílio. E é no entrelaçar dessas trajetórias, que vão do final dos anos 60 ao alvorecer do novo milênio, que Sérgio Tavares retrata uma geração que lutou por liberdade, mas que não estava pronta para vivê-la quando a conquistou.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

DIVERSOS

O Acontecimento, de Annie Ernaux | Resenha

Confesso que, apesar de não ter me fisgado no primeiro contato que tive ao ler “O lugar”, Ernaux conseguiu me fascinar com as leituras que vieram na sequência. “O acontecimento” talvez seja o mais impactante de todos, sobretudo pela forma com que trata um tema tão sensível e polêmico.

NOTA 10/10

DIVERSOS

Clara lê Proust, de Stéphane Carlier | Resenha

Quando você pensa em “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, o que lhe vem à cabeça? Um livro longo, detalhista e difícil? Então, a história criada pelo francês Stéphane Carlier vai te ajudar a desconstruir essa impressão.

NOTA 7,5/10