Veja também

DIVERSOS

Relato de um náufrago, de Gabriel García Márquez | Resenha

Publicada em vários capítulos no Jornal El Espectador, em 1955, “Relato de um náufrago” é uma das primeiras obras escritas por Gabriel García Márquez e nos apresenta um texto jornalístico, que causou fortes impactos na sociedade da época. A narrativa traz em detalhes os 10 dias de Velasco, um marinheiro que é arremessado, junto com outros colegas, de um navio durante uma tempestade em fevereiro de 1955. Velasco foi o único sobrevivente da tragédia e ficou à deriva sozinho em uma pequena balsa por 10 dias até ser encontrado em condições extremas.

NOTA 9/10

DIVERSOS

O retorno, de Dulce Maria Cardoso | Resenha

A literatura portuguesa já conquistou meu coração de leitora há anos, com várias obras entrando para a minha lista de favoritas da vida. O que sempre me incomodou, confesso, era a pouca presença de autoras mulheres nas minhas leituras. O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, estava na minha estante há tempos - e fico muito feliz de finalmente ter dado uma chance a ele. Fui imediatamente envolvido pela narrativa e pela força da temática.

NOTA 9/10

DIVERSOS

NOTA 10/10

Dois irmãos, de Milton Hatoum | Resenha

Milton Hatoum é um dos mais importantes autores contemporâneos nacionais. No entanto, até pouco tempo, nunca havia lido uma obra sua. Recebia com frequência alguma indicação sua e Dois irmãos estava na minha lista há um bom tempo. E que bom que eu resolvi tirar ele da estante… Adorei a leitura!

Apesar do título, a obra vai muito além da relação entre os dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar. É um retrato profundo sobre os laços familiares – muitos deles desgastados – e a sua decadência ao longo dos anos. O cenário é a cidade de Manaus, no meio do passado, mas os principais acontecimentos se dão dentro da casa dessa família, de origem libanesa. E além de pais e filhos, moram na casa a empregada doméstica e seu filho que, inclusive, é o narrador da história.

E os desentendimentos que passam a marcar a família têm origem em um conflito físico entre os irmãos. Um deles é agredido e acaba ficando com uma marca definitiva em seu corpo. É a marca das diferenças entre Yaqub e Omar, sendo uma das principais a desigualdade de amor materno que cada um recebe. Omar é tido como mais frágil pela mãe e, por isso, é agraciado com uma atenção maior. Para Yaqub, resta a tentativa de equiparar esse amor.

Publicado em 2020, quando ganhou o Prêmio Jabuti de melhor romance, o livro continua fazendo sucesso e figura na lista de vários vestibulares pelo país, dentre eles a Fuvest. “Dois irmãos” já é um clássico e, acima de tudo, uma leitura deliciosa e impactante.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

DIVERSOS

Desafio Bookster 2023 | Outubro

Mês: Outubro
Acontecimento histórico: Genocídio de Ruanda
Livro: Baratas, de Scholastique Mukasonga

NOTA

DIVERSOS

A ridícula ideia de nunca mais te ver, de Rosa Montero | Resenha

A obra da autora espanhola Rosa Montero vem conquistando muitos leitores aqui no Brasil. Resolvi ler “A ridícula ideia de nunca mais te ver” por três motivos. Em primeiro lugar, eu recebia muitas indicações dos seguidores, que haviam ficado apaixonados pela obra. Em segundo lugar, a presença do tema do luto nas páginas da narrativa. E, por fim, esse título sensacional!

NOTA 9/10