Veja também

DIVERSOS

Relato de um náufrago, de Gabriel García Márquez | Resenha

Publicada em vários capítulos no Jornal El Espectador, em 1955, “Relato de um náufrago” é uma das primeiras obras escritas por Gabriel García Márquez e nos apresenta um texto jornalístico, que causou fortes impactos na sociedade da época. A narrativa traz em detalhes os 10 dias de Velasco, um marinheiro que é arremessado, junto com outros colegas, de um navio durante uma tempestade em fevereiro de 1955. Velasco foi o único sobrevivente da tragédia e ficou à deriva sozinho em uma pequena balsa por 10 dias até ser encontrado em condições extremas.

NOTA 9/10

DIVERSOS

O retorno, de Dulce Maria Cardoso | Resenha

A literatura portuguesa já conquistou meu coração de leitora há anos, com várias obras entrando para a minha lista de favoritas da vida. O que sempre me incomodou, confesso, era a pouca presença de autoras mulheres nas minhas leituras. O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, estava na minha estante há tempos - e fico muito feliz de finalmente ter dado uma chance a ele. Fui imediatamente envolvido pela narrativa e pela força da temática.

NOTA 9/10

DIVERSOS

NOTA 9/10

O Diabo e outras histórias, de Liev Tolstói | Resenha

Falar em Tolstói pode dar um pouco de medo em alguns leitores. Eu mesmo tive receio de ler clássicos por muito tempo, acreditando que seriam livros difíceis ou que não fariam sentido para mim, sendo que literatura russa era uma escolha impensável. Se você pensa assim, confie em mim e dê uma chance. Mas comece aos poucos, por contos ou romances mais curtos, isso pode ajudar bastante. Fica uma dica aqui então de uma seleção incrível de contos de um dos maiores autores da literatura mundial.

Na minha opinião, ler Tolstói e se deparar com uma análise muito inteligente sobre as relações humanas e os diferentes papéis dos indivíduos de acordo com sua posição social. Nos textos dessa edição, traduzidos direto do russo, essa característica do autor fica bem evidente.

Gostei de todos os textos, o que nem sempre acontece em uma coletânea, sobretudo considerando que conto não é um gênero literário que eu costumo ler. Sou mais das novelas/romances, textos mais longos.

No conto que dá nome ao livro, vemos a história de um amor quase obsessivo e a culpa que segue o apaixonado pela traição. É o conflito entre desejo e moral. Em “Três mortes”, talvez o meu favorito, narra o destino que é comum a todos, mas que pode acontecer de formas diferentes, a depender de sua condição social.

“Kholstómer” é uma inteligentíssima crítica social a partir da relação e diálogos entre cavalos. Como é ser um diferente em uma sociedade que valoriza os iguais. Por fim, “Depois do baile”, o conto que menos me impressionou, é uma história sobre uma paixão que passa a ser questionada por conta de um conflito moral.

Leitura deliciosa e que, em poucas páginas, revela a genialidade do autor.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

DIVERSOS

Desafio Bookster 2023 | Junho

#DesafioBookster2023
Mês: Junho
Tema: Império Russo
Livro: A Filha do Capitão, de Aleksandr Púchkin

NOTA

DIVERSOS

Desafio Bookster 2023 | Maio

#DesafioBookster2023
Mês: Maio
Tema: Segunda Guerra Mundial
Livro: As Pipas, de Romain Gary

NOTA