Em 2018, lancei o primeiro Desafio Book.ster e fiquei muito feliz com o resultado: muitas pessoas aderiram ao desafio e eu descobri leituras incríveis – e que dificilmente teria escolhido por conta própria. Agora, com o ano chegando ao fim, venho apresentar o #DesafioBookster2019!
A ideia é a mesma: ler um livro por mês, mas a temática e o critério de escolha das obras são completamente diferentes. Enquanto em 2018 lemos clássicos do século XX em ordem cronológica, em 2019 as escolhas dos livros vão ser baseadas em temas atuais e de grande relevância social. O objetivo é entender o papel da literatura como responsável por disseminar diferentes pontos de vista e despertar reflexões sobre temas que precisam ser discutidos.
E, assim como no ano passado, você pode participar de duas formas: ou fazer as escolhas desde agora, montando a sua lista para o ano de 2019, ou escolher as obras ao longo dos meses, com base nas minhas sugestões. Isso porque, um pouco antes do início de cada mês, vou mostrar o livro que escolhi para o desafio e indicar outros títulos que se encaixam no tema daquele mês.
Ah, a intenção é escolher uma obra (de ficção ou não) que aborde o tema de alguma forma e não necessariamente buscar um livro que tenha como objeto unicamente a discussão daquele assunto. Com isso, vamos perceber, por exemplo, como um romance ou uma coletânea de contos podem despertar – ao longo do desenvolvimento da obra – a reflexão de um ou mais assuntos tão importantes, contribuindo para nossa formação como cidadãos!
Bom, feitas as introduções, vamos para a lista (o n. 1 corresponde a Janeiro, e assim por diante): .
1 (janeiro) – Migração e xenofobia;
2 – Guerras e violência; .
3 – Feminismo;
4 – Intolerância religiosa;
5 – Meio ambiente e direito dos animais;
6 – LGBTfobia;
7 – Bioética e os limites da tecnologia;
8 – Desigualdade social;
9 – Saúde mental;
10 – Democracia;
11 – Racismo;
12 – Relações afetivas e estrutura familiar.
E aí, o que acharam? Marquem os amigos para participarem nesse desafio com vocês! Quem vem nessa comigo em 2019?
Adorei o desafio!Já aceitei!
Faço trabalho voluntário em comunidades. Tenho uma proposta em construção:oferecer atividades que estimulem a leitura para pessoas que não tem acesso ao livro e não foram estimulados a ler.
Você tem alguma sugestão? Quero também fazer da leitura um caminho para conversas sobre temas diversos.
Penso nesta proposta há algum tempo!
Obrigada
Sylvia
Oi Sylvia! Parabéns pelo trabalho! Acho que um clube de leitura pode ajudar muito as pessoas a lerem mais… quando discutimos com o outro o que estamos lendo e o que entendemos daquele livro, a leitura pode ficar mais interessante e enriquecedora! bjs