Mês: Janeiro
Sentimento: Saudade
Livro: Aos prantos no mercado, de Michelle Zauner
Saudade. Uma das palavras mais bonitas da língua portuguesa, na minha opinião, e que não encontramos em outros idiomas. É um substantivo que significa muito e que dói, emociona e também pode ser um recipiente de boas memórias.
A gente começa um ano com saudades dos bons momentos vividos, dos encontros e de quem nos deixou em 2023. E é sobre essa forma mais devastadora da saudades que Michelle Zauner aborda em seu romance: a perda de uma das pessoas mais importantes de sua vida, a sua mãe.
Um livro que foi muito indicado para mim e que já estava na minha lista de próximas leitura. 2024 promete começar com uma leitura marcante e emocionante!
Sinopse:
“Nele, vemos a protagonista, que atravessa o luto pela morte precoce da mãe, liberando o pranto represado ao percorrer as prateleiras do mercado coreano H Mart em Nova York. (…) Enquanto a saudade da mãe coloca em perspectiva as antigas rebeliões da adolescência e atenua o rigor do julgamento das escolhas feitas pelos pais, a comida representa uma espécie de tábua de salvação na qual Zauner navega os descaminhos dos últimos e dolorosos momentos da mãe.”
@fosforoeditora
284 páginas
Tradução: Ana Ban