Veja também

DIVERSOS

Relato de um náufrago, de Gabriel García Márquez | Resenha

Publicada em vários capítulos no Jornal El Espectador, em 1955, “Relato de um náufrago” é uma das primeiras obras escritas por Gabriel García Márquez e nos apresenta um texto jornalístico, que causou fortes impactos na sociedade da época. A narrativa traz em detalhes os 10 dias de Velasco, um marinheiro que é arremessado, junto com outros colegas, de um navio durante uma tempestade em fevereiro de 1955. Velasco foi o único sobrevivente da tragédia e ficou à deriva sozinho em uma pequena balsa por 10 dias até ser encontrado em condições extremas.

NOTA 9/10

DIVERSOS

O retorno, de Dulce Maria Cardoso | Resenha

A literatura portuguesa já conquistou meu coração de leitora há anos, com várias obras entrando para a minha lista de favoritas da vida. O que sempre me incomodou, confesso, era a pouca presença de autoras mulheres nas minhas leituras. O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, estava na minha estante há tempos - e fico muito feliz de finalmente ter dado uma chance a ele. Fui imediatamente envolvido pela narrativa e pela força da temática.

NOTA 9/10

DIVERSOS

NOTA 9/10

Irmão de alma, de David Diop | Resenha

Escolhido para o primeiro mês do Desafio Bookster 2023, o livro do autor francês criado no Senegal traz uma visão diferente sobre o tema da 1ª Guerra Mundial. Aprendemos nas escolas e em outros livros a partir da participação dos países europeus. No entanto, David Diop constrói um romance brutal centrado em personagens senegaleses, que são convocados a deixarem o seu país e lutarem contra os inimigos dos franceses. Eles não conhecem seu inimigo, mas são ensinados a cumprir com a única obrigação de matar.

A narrativa tem início com Alfa, atirador senegalês que perdeu seu amigo de infância no campo de batalha. Para honrar a morte de Mademba, Alfa desperta o que tem de mais selvagem dentro de si, matando e colecionando um prêmio para cada inimigo “do lado de lá”. Para descrever esse seu comportamento “vingativo”, o autor não poupa detalhes sangrentos e que revelam a brutalidade dos campos de batalha. É a morte que acompanha os dias de quem está na linha de frente da Grande Guerra.

Acompanhamos esse cenário de terror contaminando os pensamentos do protagonista, como se conduzisse Alfa a um estado de loucura causado pelo trauma. Estamos de frente com os pensamentos de Alfa que, como em uma espécie de confissão, repete várias vezes o que vem em sua cabeça. Todo esse processo acaba desaguando em um final com diferentes interpretações, o que confirma a riqueza na criação do autor.

Achei muito interessante conhecer essa perspectiva pouco contada na literatura que povoa as nossas estantes. A história trazida por Diop, e que venceu o International Booker Prize, é a história de dezenas de milhares de soldados convocados pela França em suas colônias, que eram iludidos pelas promessas de uma vida melhor. Há, ainda, a abordagem sobre a espiritualidade na cultura senegalesa, o que nos ensina muito sobre a força da relação entre Alfa e Madembe.

E para quem leu o livro, gravei um vídeo com dois convidados especialistas que está disponível no canal do Youtube (link na bio). Não deixem de assistir!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

DIVERSOS

A mercadoria mais preciosa, de Jean-Claude Grumberg | Resenha

Uma leitura que pode facilmente ser feita em um único dia, mas que fica muito tempo nos seus pensamentos. Essa pequena obra, construída quase como se fosse uma fábula, encanta pela sensibilidade e incomoda pela tristeza dos acontecimentos descritos.

NOTA 10/10

DIVERSOS

O parque das irmãs magníficas, de Camila Sosa Villada | Resenha

Já antecipo para vocês que esse livro de apenas 200 páginas conseguiu me emocionar e despertar tanta compaixão pelas personagens que, sem dúvidas, foi uma das melhores leituras de 2022.

NOTA 10/10