Depois de três leituras mais intensas e doloridas, resolvi escolher uma autora que consegue nos envolver com emocionantes romances históricos. Isabel Allende escreveu um dos meus livros favoritos, “A casa dos espíritos”, e gosto muito da forma que ela consegue mesclar a ficção com acontecimentos históricos.
Para nos aprofundarmos no tema da Guerra Civil Espanhola por meio da literatura, escolhi uma obra em que Isabel constrói uma narrativa que tem início na Espanha, no final da Guerra Civil, que durou apenas 3 anos, de 1936 a 1939, mas que foi muito sangrenta, trazendo Neruda como um dos personagens. O livro, publicado em 2019, foi muito recebido pelos leitores. Estou bastante animado!
Sinopse:
“Em plena Guerra Civil Espanhola, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bruguera, são obrigados a abandonar Barcelona, exilar-se e atravessar os Pirineus rumo à França. A bordo do Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, que levou mais de dois mil espanhóis para Valparaíso, eles embarcaram em busca da paz e da Liberdade que não tiveram em seu país. Recebidos como heróis no Chile – essa “longa pétala de mar e neve”, nas palavras do poeta chileno -, os dois se integrarão na vida social do país durante várias décadas, até o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, com quem Víctor estava ligado por laços de amizade, graças à paixão pelo xadrez. Víctor e Roser se verão novamente desterrados, mas, como diz a autora: “quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham. Longa Pétala de Mar é uma viagem pela história do século XX, de mãos dadas com alguns personagens inesquecíveis que descobriram que numa única vida cabem muitas outras, e às vezes o difícil não é fugir, mas voltar.”
Quem vem com a gente nessa? Tem link para compra do livro com desconto nos meus stories e, para entrar no grupo de discussão do Desafio no Telegram, é só entrar no link da bio.
@bertrandbrasil
280 pgs