Veja também

DIVERSOS

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, de Elif Şafak | Resenha

A premissa desse livro, da autora turca Elif Shafak, é incrível e afeta diretamente a estrutura da narrativa. A obra parte de um dado sobre o funcionamento do nosso corpo, com base em observações científicas: após o coração parar de bater, o nosso cérebro ainda apresentaria atividades por até 10 minutos e 38 segundos. E Elif Shafak se vale dessa informação para dar início a história de Leila Tequila, já que logo na primeira página nos deparamos com a informação que a protagonista teria sido assassinada.

NOTA 9/10

DIVERSOS

Carta ao pai, de Franz Kafka | Resenha


Quais os impactos que uma relação conturbada entre com o pai pode trazer para a vida de um filho? A partir de uma longa carta escrita por Kafka ao seu pai, Hermann Kafka, em 1919, podemos concluir que as marcas são duradouras e complexas. O texto é muito potente e nos dá a sensação de mergulhar na intimidade de alguém, como se estivéssemos abrindo um diário que nunca deveria ter sido lido.

NOTA 9/10

DIVERSOS

NOTA 8,5/10

Corpo desfeito, de Jarid Arraes | Resenha

Com apenas 128 páginas, essa é, sem dúvidas, uma das histórias mais doloridas que li. Em alguns momentos cheguei até mesmo a questionar o motivo de tanto sofrimento. Mas a triste verdade é que, apesar de ser um livro de ficção, Jarid Arraes narra a história de muitas crianças espalhadas pelo nosso Brasil. É tanto sofrimento, porque é um retrato de uma realidade que não queremos conhecer.

Amanda vive em uma pequena cidade no interior do Ceará. A garota de 12 mora com sua mãe e sua avó. Apesar da idade, Amanda vive em um ambiente extremamente conturbado, sendo vítimas de brutais abusos físicos e psicológicos. A pessoa que deveria protegê-la é, na verdade, quem mais lhe faz mal, deixando marcas irreparáveis em seu todo. Fiquei com vontade de resgatar a personagem do ambiente que vivia para mostrar que nem tudo precisa ser sofrimento.

E o maior motivo do ódio que preenche a casa de Amanda é o fanatismo religioso de sua avó. Nos deparamos com um extremismo sem limites e, se não contido, pode ser tornar irreversível. É o uso da agressão para defender o amor ao próximo. É a repressão para defender as palavras sagradas.

Fiquei impressionado com a autora cearense consegue, em tão poucas páginas e logo em seu romance de estreia, criar uma narrativa de tamanho impacto no leitor. A escrita é envolvente e crua, mas confesso que tive dificuldades de encarar tamanho sofrimento, mesmo sabendo que a história é um retrato de muitas realidade. Eu não conseguia parar de ler para ver se a vida da protagonista melhoraria em algum momento. Por outro lado, a força de Amanda é impressionante, criando uma armadura para sobreviver a tantos obstáculos.

Para mim, a dor de Amanda chegou até a deixar a leitura cansativa, o que prejudicou um pouco a minha experiência. Talvez eu não estivesse preparado para o que viria. De qualquer forma, é um ótimo livro!

PS: o livro contem diversos gatilhos de abuso físico e psicológico.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.

Nome*:

Email*:

Comentário*

Veja também

DIVERSOS

Arroz de Palma, de Francisco Azevedo | Resenha

100 ano de história de uma família. É essa a proposta de “Arroz de Palma”, belíssimo romance sobre imigrantes que vêm de Portugal para o Brasil no início do século passado. O ponto de partida da narrativa é um casamento celebrado em 1908. Só que diferentemente do que você imagina, o mais importante desse evento não é apenas a história dos noivos, mas também os grãos de arroz que são jogados sobre eles para desejar prosperidade e fertilidade.

NOTA 9/10

DIVERSOS

A natureza da mordida, de Carla Madeira

Carla Madeira é sinônimo de sucesso e muitas vendas. Com isso, quando tem livro novo nas estantes, há altas expectativas. Quando esperamos muito, o risco de uma decepção é maior. Como será que foi a minha experiência com a 3ª leitura de uma obra de Carla Madeira?

NOTA 9/10