Mês: Outubro
Temática: Humor e Ironia
Livro escolhido: “Fun Home”, de Alison Bechdel
Estava animado para esse mês! Depois de tantos livros intensos e que mexeram fortemente com nossas emoções, o que é tão recorrente na literatura, chegamos no momento de escolher um livro que carregue um pouco de humor em suas páginas. Mas não se animem tanto, até porque a gente não consegue deixar as temáticas sensíveis de lado. Acabei escolhendo uma obra tragicômica e, mais que isso, uma história em quadrinhos. Isso é bom para quem tem aquela velha – e equivocada – ideia de que HQs são apenas para o público infantil. Pelo contrária: Maus e Persépolis, por exemplo, foram dois livros que me marcaram muito! E, assim como essas duas obras, Fun Home sempre aparecia nas indicações de vocês quando eu pedia dicas de HQs.
“Fun Home”, de Alison Bechdel, é uma HQ bastante aclamada e considerada um marco dos quadrinhos autobiográficos. Pouco depois de contar para a família que é lésbica, Bechdel revere a notícia de que seu pai morreu em circunstâncias que podem indicar suicídio. Na história, a autora vai explorar a relação que teve com o pai com muito humor, além de mostrar também sua trajetória desde a infância. Ela trata desde os tempos em que cresceu na funerária da família até a juventude onde se encontrou nos livros e na arte. “Fun Home” foi eleito o livro do ano de 2015 pela revista Time e também foi transformado em um musical da Broadway.
Foi difícil escolher outras dicas, já que não conheço tantos livros nesse gênero. Deixem suas dicas por aqui! De qualquer forma, para quem preferir outra escolha, seguem algumas indicações: “Tudo pode ser roubado”, de Giovana Madalosso; “Adulta sim, madura nem sempre”, de Camila Fremder; “Depois a louça sou eu”, de Tati Bernardi; “História dos meus dentes”, de Valeria Luiselli; “Cadê você, Bernadette?”, de Maria Semple.